Habacuque 3.17-18

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação!" ~ Habacuque 3.17-18

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Frieza Espiritual

Versicúlo: Isaias 31.1

"Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos, que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são muito fortes, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor" 

     Nos tempos de Davi, o povo vivia um tempo de adoração, e realmente buscava ao Senhor, a presença do Senhor em suas batalhas lhe traziam a vitória, mas com o passar do tempo o povo entrou em uma decadência espiritual, Israel passou a se preocupar mais com o templo, com os sacrifícios, com a terra e tudo mais, menos em buscar conhecer ao Senhor. A preocupação do povo era muito mais um ritualismo do que uma verdadeira busca pela presença de Deus.

     Nos dias de hoje vemos tanto isso, tantas pessoas mortas espiritualmente, em nossas igrejas as pessoas tem compromisso com tudo, com os irmãos, a igreja, o pastor, mas menos com Deus, porque será? Quando passamos por essa religiosidade, não encontramos mais prazer nisso, vamos em busca de outras coisas, de outros deuses para nos sastifazermos e como o Povo de Israel estamos muito longe de Deus, longe de uma verdadeira adoração, estamos como que surdos, não atentamos para isso, ouvimos as palavras de advertências, para voltarem para o Senhor, mais não vemos a distância, achamos que está tudo bem, que não está tão grave. Assim, quando as lutas vêem, as guerras, o inimigo, ai olhamos e tentamos encontrar socorro e em quem porremos a nossa confiança? ...
     Olhamos para o Egito, e no mundo colocamos os nossos olhos lá e tentamos encontrar o nosso socorro. Confiamos em várias coisas, mas não atentamos para buscar o Senhor, assim confiamos:

Em si mesmo: Como Israel começamos a confiar nisso: "Somos a nação escolhida por Deus", "Nos temos o templo", "Somos chamados pelo Teu nome" e tantas outras ...
Ai dizemos: "Eu fui escolhida por Deus", "Vou sempre a Igreja", "Tenho o meu ministério", "Todos sabem que sou Cristão, Evangélico e Crente", e "Todos vêem o meu jeito não me contamino com o mundo, que sou separado" ...
      Mas não podemos confiar nisso, pois estar envolvidos na obra, não significa que estamos envolvidos com o Senhor da obra. Como Paulo disse: "Bem que eu poderia confiar também na minha carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais, circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja, quanto à justiça qu há na lei, irrepreensivel." Fl. 3.4

Nas pessoas: Dizemos assim: "Minha familía será o meu apoio", "Tenho muitos amigos", "meu casamento", "meu namorado", ou "Vou me iludir com alguém".
     Mas a Biblia nos afirma "Maldito é o homem que confia no homem", pomos nossa confiança nisso, mas as pessoas nos decepcionam, todos erram ... Porque está escrito: "Não confieis em principes, nem nos filhos dos homens em quem não há salvação" Sl. 146.3

Nas Riquezas: Também dizemos: "Eu vou comprar um carro novo", "Uma casa", "Meu salário vai aumentar", "Sou estudado", "Sou bonito" e isso basta, vou ser feliz ...
     Ai tentamos nos iludir com tudo isso, mas no dia mau, nada disso nos serve ... em proverbios diz: "As riquezas de nada aproveitam no dia da ira" ... Pv. 11.4

     Mas, podemos olhar para o alto e encontrar o refúgio para a nossa alma:
No Senhor: Olhando para a vida de Davi vemos isso, ele fazia do Senhor a sua confiança, e buscava a Deus e a Sua presença, por isso ele diz: "Mais alegria me puseste no coração que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho" porque "A alegria do Senhor é a nossa força"... e ele podia descançar no Senhor na adversidadee assim dizer também: "Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados" Sl. 3.6 e também sabemos que "Feliz o homem que em Ti confia" Sl. 84.12

     Davi poderia ter confiado em sim mesmo, afinal ele foi ungido para ser rei, na sua posição, como o maioral e rei de Israel, ou nos seus valentes que dariam a vida por ele, mas ele preferiu confiar no Senhor, porque sabia que o Senhor dos Exercitos era a Glória de Israel, o Senhor era a única coisa que ele não poderia perder, ainda que perdesse família, o reino, mas ele implorou para que não retirasse dele o Espirito Santo. Ele preferia a presença do Senhor em sua vida, esse lugar para descançar, o melhor lugar para se estar, olhar para o Senhor Deus sempre, e não deixar que o nosso coração se esfriar, que não confiemos em outros deuses, e por causa da nossa frieza espiritual como Israel sair por ai buscando e encurvando para qualquer coisa, sem ver realmente o que precisamos, o que temos perdido, o que deixamos para trás. Precisamos estar com Ele, estar a sós com Ele, isso deve ser prioridade em nossas vidas, nos voltarmos e olharmos e realmente reconhecer a distância que chegamos, nos humilhar e implorar o perdão de Deus, porque andamos ansiosos com muitas coisas, mas apenas uma realmente importava ... E confiar no que a palavra de Deus diz: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 2 Cr 7.14


Kenyelle S.

Um comentário:

  1. Eu precisava tanto de uma palavra...obrigada foi muito edificante!

    ResponderExcluir