Habacuque 3.17-18

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação!" ~ Habacuque 3.17-18

terça-feira, abril 16, 2019

Temos uma bela herança!

Estava lendo o livro de Josué, e quando cheguei no capitulo 24 e no v. 4, eu li o seguinte: A Esaú dei os montes de Seir, mas Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Eu entrei em crise com esse versículo e perguntei a Deus: “Por que cada caminho do teu povo é mais difícil? Por que acho meu caminho mais complicado?
Então, eu esperei a resposta... e foram 3 respostas!
Resposta 1: Para podermos ver a Sua beleza! E nos versículos 5 a 7 temos essa resposta que diz: Então enviei Moisés e Arão e feri os egípcios com pragas, com as quais os castiguei, e depois tirei vocês de lá. Quando tirei os seus antepassados do Egito, vocês vieram para o mar, e os egípcios os perseguiram com carros de guerra e cavaleiros até o mar Vermelho. Mas os seus antepassados clamaram a mim, e eu coloquei trevas entre vocês e os egípcios; fiz voltar o mar sobre eles e os encobrir. Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu fiz com os egípcios. Em meio à escuridão, ao frio, ao sofrimento, sentimos o alivio da Sua presença e ela nos deixa maravilhado. O consolo do Senhor vem como um bálsamo em nossas feridas e refrigera-nos a alma.
Mas no final desses versículos também diz: Depois disso vocês viveram no deserto longo tempo. Isso também ocorre, pensei na vida cristã, como passamos por grandes desertos, nos sentimo-nos perdidos as vezes, com medo e abandonados.
Ai eu ouvi a segunda resposta: Por que isso? Para aprendermos a confiar nEle. Ele nos faz dependente. No deserto, dependemos 100% de Deus, Ele que nos nutrirá, Ele que nós manterá... Financeiramente, emocionalmente, espiritualmente – aprendemos que até para servi-Lo dependemos dEle, e principalmente nisso. "Durante os quarenta anos que os conduzi pelo deserto", disse ele, "nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram. Vocês não comeram pão, nem beberam vinho, nem qualquer outra bebida fermentada. Fiz isso para que vocês soubessem que eu sou o Senhor, o seu Deus. " (Deuteronômio 29:5,6)
Ao final, você verá que as suas mãos nada fizeram e nem poderia, dependemos dEle, descobrimos que somos muitos pequenos e que só pela grandeza e misericórdia dEle e que venceremos. Como está escrito adiante: Não foi a espada e o arco que lhes deram a vitória. Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram’.
E então, teve a terceira resposta: É para nos fazer mais parecidos com Ele. E entendi, como tenho vivido isto....  Ele nos ensina sobre humildade, paciência, lealdade. Ele nos ensina a amar e aprendemos a orar. Ele nos molda e nos muda. Como disse o escrito C. S. Lewis, nesses momentos: “Eu oro, porque eu não posso me ajudar. Eu oro porque a necessidade flui de mim todo o tempo, acordado e dormindo. Isso não muda Deus, isso me muda”.
E como diz mais a frente do texto em Josué 24.19-24: Josué disse ao povo: "Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês. Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo depois de ter sido bondoso com vocês, ele os exterminará". O povo, porém, respondeu a Josué: "De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor". Disse então Josué: "Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor". "Somos", responderam eles. Disse Josué: "Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel". E o povo disse a Josué: "Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos". Aqui, é no deserto que enterramos nossos ídolos, aqui, aprendemos a necessidade de nos santificarmos, porque aquele que está conosco é Deus santo! É Deus zeloso! (v. 19). Aqui, somos moldados segundo o caráter de Cristo.
E para terminar, o resultado final dessa jornada – Foi peregrino, desceu ao Egito, foi escravo, foi libertado, viveu no deserto, conquistou a terra e por fim, Deus deu-lhes descanso. A síntese de tudo isso está nos versículos 16 a 17. Ficou o testemunho das maravilhas de Deus - Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. (v. 17). De como somos dependentes - Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. (v. 17). E do nosso chamado para segui-Lo com integridade e fidelidade de coração - Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses! (v. 16).
Isso tudo para que O conheçamos como o NOSSO Deus. E o povo disse a Josué: "Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos". A Edom não foi dado esse privilégio, a eles foi dado os montes de Seir, mas a Israel foi lhes dado muito mais que as terras prometidas, sendo dito a eles: Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal. (Deuteronômio 14:2). 
         Para terminar, essa é a verdadeira herança do povo de Israel: Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa (Deuteronômio 33:29). Temos uma bela herança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário